sexta-feira, 30 de março de 2012

Estudos de vídeo

Gary Hill,
tem muito a ver com as pesquisa de vídeo.
- corpo recortado.
- corpo fragmentado.
- corpo que pode ser moldado.
-corpo cujas partes eu posso juntar ao meu gosto.
- corpo expropriado.
- corpo virtual que não é nada.
-corpo que é só imagem.
- corpo fácil
- corpo difícil

Cliquem e deem uma olhada.

terça-feira, 27 de março de 2012

Corpo-suporte , corpo-voz

Hoje, 26 de março de 2012:


Tibetano ateia fogo ao próprio corpo antes de visita de presidente chinês à Índia

Homem em chamas corre por rua de Nova Délhi um dia antes da chegada de Hu Jintao ao país para cúpula do Brics

Um homem tibetano ateou fogo ao próprio corpo durante um protesto contra a China nesta segunda-feira em Nova Délhi, capital da Índia, um dia antes de o presidente chinês, Hu Jintao, participar de uma cúpula dos Brics no país. A presidenta Dilma Rousseff também participará da reunião do grupo, que inclui Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul.

 O manifestante, identificado como Jampa Yeshi, correu com o corpo em chamas por uma rua de Nova Délhi na qual acontecia uma manifestação contra a China e a visita de Hu. Ativistas usaram água e bandeiras do Tibete para tentar apagar o fogo, até Yeshi ser levado ao hospital. Ele sofreu queimaduras em 85% do corpo e seu estado é grave.
Manifestantes tentaram impedir que Yeshi fosse levado ao hospital, mas policiais conseguiram levá-lo à força. Segundo ativistas, Yeshi tem 27 anos, deixou o Tibete em 2006 e vive em Nova Délhi há dois anos.

O governo da Índia reforçou a segurança para responder aos protestos dos dezenas de milhares de tibetanos que vivem no país. Antes de Yeshi atear fogo ao próprio corpo, cerca de 600 manifestantes marchavam contra a visita de Hu em um praça perto do Parlamento, carregando pôsteres que diziam "O Tibete não é parte da China" e "Hu, você não é bem-vindo".
Os organizadores da manifestação disseram não estar por trás do ato de autoimulação do tibetano.
"Não temos ideia de como isso foi acontecer, mas apreciamos sua coragem", disse Tenzing Norsanf, uma autoridade do Congresso da Juventude Tibetana.
Ele fez um apelo para que os cinco países que participarão da cúpula incluam a situação do Tibete na pauta de discussões.
"Se eles se importam com a paz, deveriam levantar essa questão", afirmou. "Hu Jintao é responsável pelo que está acontecendo aqui."

Cerca de 30 tibetanos atearam fogo contra si mesmos no ano passado, a maioria no sudoeste da China, em protesto contra o governo chinês e pedindo a volta do dalai lama ao Tibete. Pelo menos 20 morreram, segundo ativistas. O dalai lama, que fugiu do Tibet em meio à uma revolta de 1959, culpou a política da China pelas autoimulações.
O Tibete foi ocupado em 1950 pela China, que diz que a região é parte de seu território. Os tibetanos afirmam que a região do Himalaia é independente.

segunda-feira, 26 de março de 2012

ENSAIO 2 - "AQUI, NESSE FORMATO"

PARTE 1 - Olívia individual

1- Posturas, movimentos, gestos e ações de Sasha Grey (trabalho inicial com Oli)

- Base: desestabilização, corpo que sai do virtual e adentra uma nova realidade. Corpo expropriado, inadequado, frágil, exposto. Corpo que trocou de pele e não se adaptou ainda. Corpo vulnerável. Corpo que faz pose para acender o cigarro com pé apoiado na cadeira mas a cadeira se mexe, o isqueiro não funciona. Tudo desaba.

- Base: o eixo do ballet. Manter o eixo. Partir daí
- Base: o corpo em nervos, pele que foi retirada. Tudo está exposto, tudo vibra: aquilo que eu vejo, aquilo que eu toco, o meu próprio corpo. O vento do ventilador da sala 113, o piso de madeira da sala 113. Tudo é material concreto para o trabalho com a postura.

- MATERIAIS OLIVIA-SASHA:
1-) relação na cadeira: apoiar-se na cadeira e ela desestabilizar
                                      fumar fazendo pose com a perna na cadeira
                                      sentar de frente na cadeira
                                      arrastar a cadeira
                                      rodar na cadeira
                                      deitar na cadeira de costas

2-) BATOM:                                     
                                      batom como peru (entre as pernas). Parada e andando.
                                      batom na boca, ao contrário (boquete)
                                      passar batom na boca

3-)CAMINHAR PELAS PAREDES CONTORCIDA (RESQUÍCIO DA POSTURA DO BALLET)

4-) TATEAR A PAREDE COM O DEDO INDICADOR
5-) LAMBER SUVACO

Observações: 
-o ballet e a pele à flor da pele são bases. O estado de corpo desestabilizado, expropriado, desconfortável, é base. Pensar nisso como chão inicial e como construção de repertório.

- Pensar nas variações de estado e, consequentemente, de tempo, tempo-ritmo, etc. Sasha pode ser muito LaChapelle as vezes, pode voltar a ser a atriz sedutora e atraente e escansalosa dos videos (momentos de suspensão dentro da ação dramática)

PARTE 2 - Olivia e Luquinhas

 Etapas do jogo
- Raia básica (cinco movimentos)
- Na raia, Oli insere o material do trabalho da Parte 1. Luquinhas mantem o dialogo apenas com os cinco movimentos.
- Luquinhas passa a responder com repetição dos gestos de Oli.                             
- Luquinhas passa a andar em grade (linhas retas)
- Luquinhas sai do jogo. Fica Oli
- Luquinhas retorna podendo usar palavra e com o objetivo de    ironizar (ainda com repetição , distancia e grade linha reta)

Sobre o jogo: 

Dois conceitos muito importantes para nós: REPETIÇÃO E SUSPENSÃO.

- REPETIÇÃO: A repetição é um elemento que interessa sempre nesta encenação. EStamos falando de corpos que são espetáculos, que são cópias das cópias das cópias, etc. A partir dela, sentidos muito interessantes podem ser construidos, significados que contribuem muito para a idéia da peça e para a relação dos personagens. Sobre a repetição no jogo de hoje,  uma relação de deboche e ironia muito legal aconteceu entre Oli e Luquinhas. Miguel  repete o corpo de Sasha e assim o desautoriza enquanto corpo, assim desmerece o trabalho dela, assim deixa claro que sua questao não é o sexo, a putaria com Sasha Grey (enquanto que para Gabriel sim). Miguel, ao debochar desta forma de Sasha, já começa o processo de transformação do clichê. Além disso, a repetição é um recurso interessante para a relação MIguel/Gabriel e Gabriel Sasha. Sistemas interessantes podem ser construidos a partir disso. O intuito de repetição dos gestos de Sasha por parte de Gabriel é diferente do intuito de Miguel, mas ambos repetem, ou não. 
Além disso, o grande barato da repetição é quando ele cria costuras dramaturgicas reveladoras, que levam o espectador para um novo entendimento daquilo que é feito. A situação se redimensiona e, assim, o espectador passa a ocupar outro lugar, passa a ver a situação de outro ângulo. Acho que ainda nos valeremos muito de repetição para as demais cenas.
é legal ficarmos espertos para termos a manhã de contarmos com a repetição como recurso quase que básico. Ela realmente tem muito para nos dar.

SUSPENSÃO: Estamos falando de virtualidade/realidade, o virtual dentro do real, o virtual compondo o real. Dois mundos num só, se relaciuonando e se fazendo um no outro. Pensando nisto, a idéia de suspensao temporal é muito importante. Não só suspensão, mas corte, quebra, etc. No jogo de hoje, o momento em que Luquinhas começou a tocar a musiquinha (tã nã nã nã nã) e OLi comprou a proposta, a situação se elevou prum outro espaço e prum outro tempo. De MIguel para Sasha Grey fomos para um parque de diversoes sexual infantil perverso e estranho). ISTO INTERESSA MUITO. Quando começarmos a trabalhar com a câmera, este recurso será de grande ajuda. Se eu recorto a boca de Sasha na camera, se a enquadro, essa boca ampliada cria um novo tempo. SE eu chego muito perto da boca vermelha com a camera, a imagem fica toda vermelha, e vira uma textura que remete luxuria (por exemplo). Entendem? As suspensões podem indicar muito da subjetividade destes personagens tambem. Se estivéssemos incluindo Gabriel no jogo de hoje, o momento dos dois poderia ser uma projeção do pensamento dele: um local infantil onde o sexo reina. Tipo um jardim das delicia do Bosch só que infantil: 

                                                           quadro inteiro


Ou seja: assim como a repetição, a suspensão deve ser sempre pensada em jogos, composições, etc.

- SObre Miguel/ Luquinhas:

- Frieza: MIguel assexuado. O sexo para ele está em outro lugar, não do lugar do desejo "normal". 

- MIguel mordomo: mãos cruzadas. Um ser asséptico, estranho

- LInha reta: é uma base para a construção. Trajetórias retas, calculadas

- Relação com a palavra: não foi muito explorada hoje, mas teve momentos bons. Os gemidos, falar "Sasha Grey" (momento em que eu entrei no jogo). A intenção das falas foi legal: secas, ironicas. A ironia na fala.

- Ironia: jogo muito bom. Desautorizar Sasha através da fala e da imitação dela. Pensar como essas repetições podem seguir outros caminhos, podem se fazer mais ou menos explícitas

- Repetição das poses sexuais: desautoriza o corpo, leva o sexual prum lugar de objetio, expropriado. é bom quando Luquinhas escracha e vulgariza isto, como quando , a partir da repetição do gesto de fumar, vc lambe os dedos ou faz com que fazendo sexo oral. é bem legal.

- MOmentos de agressão: dentro da tranquilidade e frieza, momentos de agressão, momentos de violência concentrada. O movimento que Luquinhas fez a partir do movimento da Oli de passar o dedo na parede sugere isto. Não pela forma, mas pela intensidade e força. É interessante pensar nisso para Miguel. Esta violência pode estar na fala tb.

- Referência: Alex, do filme Laranja mecanica, do Kubrick. A frieza, os momentos de violência concentrados (como quando canta "i´m singing in the rain" e logo depois bate numa mulher). Aliás, este filme é referencia para todos nós. depois falamos sobre isto.

Para esta semana:
quarta- ensaio Oli e Onaldo
sexta- primeiro ensaio com videos. Levar as composições super lapidadas e lindas.

-Para finalizar: em determinado momento do jogo de hoje, surgiu a seguinte frase de OLi : "Aqui, neste formato". Veio da repetição. OLi fazia e Luquinhas ia para o lugar que ela se referia. Tambem vinha de um movimento (OLi com o dedo na parede. Foi um momento ótimo de criação no jogo. A partir das regras, uma composição se fez. Composição feita de: frase que se repete, relação espacial (um segue o outro), relação de fala. Vamos ficar muito atentos a estes momentos no jogo, quando uma proposta gera uma situação cênica interessante, investir nela, comprar a proposta do outro, para extrapolarmos as situações. O mesmo que aocnteceu na hora da suspensão da musiquinha