1- Qual o espaco desta peça?
2- qual o tempo desta peça?
3- Como tempo e espaco especificos da encenacao ditam as coordeandas do meu estado?
4- Que estados sao esses?
4- Neste tempo e espaço, existe gravidade?
5- Qual a densidade do ar deste lugar?
6- Como sao estes seres que habitam juntos (e ao mesmo tempo separados- virtual/real) estes tempo e espaco que é SOMENTE e ESPECIFICAMENTE deste lugar?
7- Qual a textura da minha voz neste lugar?
No ultimo ensaio, no momento da suspensao da boca, duas coisas para se atentar: a primeira é de na suspensao existir uma CORRESPONDÊNCIA entre vocês três. Voces desceram os tres juntos em dado momento. Isto pode parecer a principio apenas um detalhe de composicao da cena, mas na verdade diz muito sobre espaço e tempo dela. a sensacao que me deu quando isto foi feito foi de que neste momento todo aquele lugar deslizou pro lado, escorregou. Tipo o laboratório do Tibio e Peronio do castelo ra-tim-bum quando eles colocavam uma coisa mais pesada de um lado e o laboratorio fica torto. Como ha um silencio nesta parte, um certo vazio, este gesto de correspondencia diz muito. O tempo agora é outro, foi-se para outro lugar. Outro momento é quando onie diz "Principalmente nesta parte aqui", e, nesta fala, luquinhas aponta para a cabeá e Onie coloca a cabeça no chao. Tambem ha uma correspondencia que deixa o espaco e tempo especificos, espaco e tempo tortos. A ideia de CORRESPONDÊNCIA é um bom recurso para pensarmos estas leis de espaco e tempo.
Respondam estas perguntas para voce, e levem ela pro corpo e pro espaco, pra relaçao de voces, pras trajetorias, etc. Luquinhas, por exemplo, as quebras de direcao que o corpo faz (quando levanta da cadeira no começo e vai pra sasha, quando fala com gabriel pra camera, etc, isto é um recurso da cena que pode dizer sobre o espaco e tempo dela. Pode ser um bom camin ho pro Miguel.
Voces são três corpos em um espaco, sempre. é obvio que sempre em cena os corpos tem que dialogar. mas acho que nesta peça, pelo menos do modo como eu vejo ela em tempo e espaco, há um "pa-pum", um jogo muito coeso entre esses corpos, jogo do qual o video faz sempre parte. Sao sobreposicoes de quadros, talvez. As quebras de corpo do Luquinhas com suspensao com camera, tudo isto cria, de uma forma geral, uma idéia de sobreposicao talvez. A sobreposicao talvez seja a resposta de alguma das perguntas de cima, para mim. e pra voces?
alguns recursos que tenho pensado e visto em cena que acho que criam um espaco e um tempo especifico para esta cena
- CORRESONDENCIA (falei acima)
- REPETIÇAO DE ELEMENTOS E GESTOS (gravata, partitura do Luqs que fecha uma cena e abre outra, gestos entre sasha e Gabriel)
- CORTES BRUSCOS DE LUQUINHAS.
- SUSPENSAO
Sobre a suspensão, só uma observação: to achando muito legal trabalhar com esta ideia na peça e acho que tem dado muito caldo. Fico pensando, a partir dessa visao de que uma das logicas desta cena é a sobreposicao, se na real as suspensoes nao sao sequenciaas de suspensoes e nao parentesis. o que quero dizer é: talvez tudo seja suspensao nesta peça, uma grande sequencia de suspensoes. E aí, talvez nesta soma de suspensoes, o saldo total seja a visao total das coordenadas de espaco e tempo desta peça
Nenhum comentário:
Postar um comentário